Arte Etnográfica no Restaurante “O Dinis”!

Por Daniel Amaral

Até 1974 não havia nenhum restaurante português na Nova Inglaterra.

Os únicos locais onde se podia comer uma refeição à  portuguesa era nos vários  clubes portugueses onde se preparavam comidas  mesmo à moda das nossas terras,  quer  do Continente, dos Açores ou da Madeira.

Em 1974 apareceu o Restaurante ” O Fado”  da fadista Valentina Felix  e do marido Rebelo, localizado  em Dartmouth, perto da cidade de  New Bedford, Massachusetts.  Apresentavam  um menu tipicamente português  com um ambiente tipicamente de fado.  Tinham  guitarristas portugueses  e a Valentina  Felix como tinha uma boa voz   preenchia  as sessões  dos fados.

Desde 1975 começaram a aparecer então restaurantes luso-americanos e já chegamos a número de mais de 40 restaurantes portugueses na Nova Inglaterra. Podemos dizer em abono da verdade que realmente já temos restaurantes luso-americanos muito bons que não só atraem a nossa gente  portuguesa mas também têm  uma boa clientela  americana.

 A cozinha portuguesa tem quase nove séculos,  tem muito bom paladar, temos já bons cozinheiros e cozinheiras  no nosso meio e porque  não dizê-lo --   é sempre bom saborearmos uma refeição à moda da nossa terra.

Um dos restaurantes mais favoritos  para nós é o restaurante “O Dinis” na cidade de East Providence. Não só pela comida deliciosa e apetitosa, pelos preços muito razoáveis, pelo servido de excelente  suas hospedeiras, mas também pelo ambiente tipicamente português.

O aspecto de todo o restaurante faz-nos lembrar um museu etnográfico das nossas terras açorianas. Parabéns ao Dinis Paiva (Fadista)  e ao irmão Tony Paiva (Cozinheiro)  pelo empresa que criaram e que continuam a  manter  com muito  brio e  agrado da vasta clientela

Aqui estão algumas imagens  dos artefactos  expostos nas paredes do Restaurante “O Dinis”.  

Três convivas  a saborear um prato  de chocos grelados: Dr. Luciano da Silva

e  Esposa Sílvia  e o poeta Daniel Amaral

 

 

Prato apetitivo de chocos com o molho apropriado  ao lado...

 

 

Arte para deliciar os caçadores ....

 

Uma panela típica das nossas lareiras nos Açores...

 

Os marinheiros também vão ao Dinis.....